• ssoraf-fone

    Entre em Contato
    (54) 3311 1515

  • atendimento-mecanica

    Atendimento
    Seg/Sex 8h-12h
    13h30-18h

Tem coisa melhor que pegar a estrada com os amigos e a família e viajar nas férias? Mas aproveitar esses os momentos com quem a gente gosta necessita de uma atenção especial antes de começar a rodar.

Fazer uma revisão em seu carro é essencial para evitar surpresas durante a viagem. E muitas vezes essas surpresas podem ser muito desagradáveis e podem acabar com as férias antes mesmo de começar.

Listamos aqui alguns cuidados que você deve ter com o seu automóvel para que a sua viagem seja mais segura e tranquila.

 

O que é a revisão?

Não apenas na hora de viajar, mas durante todo o ano, o dono do carro deve estar atento a vários aspectos antes mesmo de dar a partida para ir trabalhar. São cuidados que devem ser transformados em ritos, numa rotina quase que diária e que, mesmo sem a ajuda de um profissional mecânico, vai dar uma maior vida útil ao automóvel e evitar dores de cabeça. São fatores como a calibragem correta dos pneus, verificação do nível do óleo, o cuidado para abastecer com combustível de qualidade, checagem de funcionamento de faróis, luzes de freio e setas, etc.

Porém, para que uma revisão completa seja feita, você precisará entregar o seu automóvel para um profissional de confiança, que terá todas as condições de verificar e reparar o que não estiver funcionando de acordo com o esperado.

 

Óleo e filtro  

Verifique o nível de óleo e o prazo de validade. Em caso de vencido, troque por um lubrificante com as mesmas especificações recomendadas pela montadora. Troque também o filtro de óleo. Óleo abaixo do nível ou vencido pode danificar o motor e aumentar o consumo de combustível.

Filtros de ar e de combustível  

Eles são essenciais para o bom funcionamento do motor. Influenciam diretamente no consumo de combustível se estiverem velhos. Em casos de muita sujeira, podem entupir e deixar você na rua. Ambos têm prazo de validade estipulado pelas montadoras.

Freios 

Não precisa falar da importância dos freios para o carro, né? O sistema de freios deve ser revisado a cada 10 mil quilômetros em uma mecânica ou concessionária. Se isso estiver em dia, em um posto de combustível você pode checar o fluido do freio. Se estiver baixo, precisa ser completado e você deve procurar um mecânico porque possivelmente há vazamento. O fluido também tem prazo de validade para ser trocado completamente.

Arrefecimento 

O primeiro ponto de atenção aqui é manter sempre o tipo recomendado pelo fabricante, que pode ser normal ou de longa duração (fluido orgânico). Além disso, a água do radiador deve estar no nível e também é preciso ver se o fluido do sistema de arrefecimento está em dia. Esse fluido ajuda a manter a temperatura do motor para evitar aquecimento. Você não quer ser um daqueles motoristas que ficam na estrada de capô aberto com motor fervendo?

Pneus 

Calibre os pneus, inclusive do estepe. Siga as recomendações da fábrica para o seu carro. Veja que há diferença de pressão para veículos carregados e vazios, dianteiros e traseiros. Os pneus, claro, não podem estar gastos.

Suspensão

A suspensão dos carros deve ser revisada a cada 10 mil quilômetros, incluindo fazer geometria e balanceamento. Se as revisões do seu carro não estão em dia, passe em um mecânico antes de viajar. É importante verificar o desgaste de amortecedores, molas, buchas e batentes. Puxadas na direção do carro em retas ou ruídos podem ser indícios de algo errado na suspensão.

Bateria

Quase ninguém se importa com a bateria até o carro não pegar mais. Mas ela também deve ser revisada antes das viagens.

Palhetas

Muitas vezes você só se dá conta que os limpadores de para-brisa estão ruins quando pega aquela chuvarada na viagem e não enxerga nada. É importante checar a situação das palhetas, que não devem estar tortas nem com a borracha ressecada. Veja também a água do limpador dos vidros.

Painel 

Fique atento às luzes do painel e o que elas representam. Algumas, como a de freio e a de bateria, podem indicar problemas. Se você tem dúvida sobre o que significam as luzes, consulte o manual do seu carro.

Lâmpadas 

Nem pense em viajar com alguma lâmpada do carro queimada. É perigoso e você ainda pode ser multado. É preciso checar todas, entre elas as luzes de freio, ré, faróis e lanternas.

Itens de emergência

Veja se todos os itens de emergência estão no lugar, como triângulo, chave de roda, macaco, estepe e extintor, que deve estar dentro do prazo de validade.

 

Lembre-se de ter sempre o acompanhamento de profissionais mecânicos qualificados e de confiança. Após todos estes cuidados tomados e as reparações necessárias feitas, é só arrumar as malas e ter uma boa viagem!