• ssoraf-fone

    Entre em Contato
    (54) 3311 1515

  • atendimento-mecanica

    Atendimento
    Seg/Sex 8h-12h
    13h30-18h

Todo brasileiro tem uma paixão incondicional por carros. No entanto, será que todos se preocupam com a verificação periódica dos freios de seus veículos?

Neste artigo vamos abordar um assunto que é muito importante para quem tem um automóvel. Você sabe quando trocar as pastilhas de freio ou identificar os sinais de desgaste?

Quer saber um pouco mais sobre este item tão importante de seu carro? Continue lendo este texto que as informações a seguir vão lhe ajudar a responder esta pergunta.


O principal Item de Segurança do Veículo

A pastilha de freio, junto com os discos de freio, são os itens responsáveis pela diminuição da velocidade do carro.

É considerado um dos itens mais importantes pela segurança do veículo contra possível acidente e de todos os seus ocupantes.

A pastilha de freio exerce uma resistência sobre os discos que faz com que o veículo diminua gradualmente sua velocidade na frenagem até parar o carro.


Veja também:  O que revisar em seu carro antes de viajar

 

Manutenção das Pastilhas de Freio

É recomendado por todos os fabricantes de veículos que seja observado periodicamente o sistema de freios.

A falta de manutenção deste sistema pode provocar o desgaste destes itens e comprometer a segurança dos ocupantes do carro.

É muito importante sempre que for efetuada uma revisão em seu veículo olhar as pastilhas de freio.

Devido à pressão que as pastilhas exercem sobre os discos e como não existe um prazo determinado para a troca sempre que revisar a mecânica de seu veículo, peça para que seja verificado este item de segurança.


Indícios de Desgaste das Pastilhas de Freio

O principal ou um dos principais indícios de desgaste das pastilhas de freio é quando você, no ato da frenagem, identificar uma diminuição ou quando perceber que os pedais de freio estão ficando baixos até quase encostar no assoalho do veículo.

Outro indício de desgaste das pastilhas de freio é quando há barulhos estranhos ou quando os mecânicos dizem: “Este barulho é Ferro com Ferro”.

Se ocorrer um destes indícios é recomendado que seja verificado o sistema de freios do seu veículo.


Tipos de Pastilhas de Freios

Os tipos de pastilhas existentes são fabricados com diversos tipos de material. No entanto, cada pastilha é desenvolvida para cada tipo de veículo, umas para veículos de alta performance quando é necessário maior resistência e outras para veículos de baixa performance que é o mais usado atualmente.


Cuidados após trocar as Pastilhas de Freio

Quando for efetuada a troca das pastilhas de freio, recomenda-se que o condutor do veículo tenha mais cuidado ao pisar no freio.

Este cuidado é tomado por que nos primeiros 300 quilômetros após a troca, as pastilhas tem uma resistência mais elástica, dando a sensação de estar pisando em uma almofada.

Esta sensação é natural para pastilhas novas. Por isso não é preciso se apavorar, apenas ter um pouco mais de precaução.


Via Carro Bonito (link)